Tecnologia é a estrada, não o destino final
Você já parou para pensar no uso da tecnologia hoje em dia? A tecnologia nos envolve em todos os lugares, onde menos percebemos. É como uma ponte que liga as pessoas a algo que é importante para elas. Exatamente por isso, a tecnologia é uma poderosa aliada do marketing e da comunicação.
Grandes ideias tecnológicas só se tornaram sucesso mundial porque conseguem satisfazer ou facilitar desejos e sonhos humanos. Quer alguns exemplos?
O @Airbnb chegou para facilitar o velho sonho de viajar; o @Uber possibilita maior conforto e mobilidade; o @Instagram atende à vaidade humana; o @Facebook e o @TikTok dão entretenimento rápido, e assim por diante.
Outro exemplo claro: o @Spotify não é apenas plataforma de música, mas sim o caminho para os sonhos que cada música desperta. Uma verdadeira máquina que nos transporta para cada lugar que a música cria em nossa memória e nosso coração.
Quantos adolescentes já ficaram trancados no quarto por horas, viajando com suas canções preferidas. Era assim nos anos 50/60 com seus toca-discos e fones gigantes no ouvido, nos anos 2000 com seus CDs e, hoje fazem a mesmíssima coisa, pelo Spotify (com fones enormes de novo).
É preciso entender as emoções que cada plataforma provoca e assim usar a tecnologia a favor das marcas. Porque tecnologia de verdade é aquela que faz diferença na vida das pessoas – não é exatamente isso que as marcas também querem? Fazer diferença?