O Planejamento Estratégico
Líderes empresariais costumam se orgulhar muito de seus planejamentos estratégicos brilhantes. E devem mesmo, pois é algo que envolve tempo, conhecimento e dedicação.
Porém, um dos elementos mais cruciais para o sucesso do planejamento tende a ser relegado à fase final do trabalho. Refiro-me à maioria das pessoas que são partes interessadas (“stakeholders”) daquela organização: colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades próximas, opinião pública, e tantos outros que determinam o real valor de uma marca.
O que pode ser feito para mudar essa realidade? Uma alternativa é “começar pelo fim” e envolver as pessoas já no começo do processo. Alguns meios para isso:
– Desde a concepção, inclua representantes dos grupos envolvidos
– Acolha, analise e incorpore as ideias válidas
– Teste conceitos e projetos com comitês de representantes
– Faça ajustes a partir das contribuições e dê publicidade às mudanças
– Celebre as vitórias coletivamente
Esses são possíveis caminhos para o êxito de um planejamento estratégico de que todos os envolvidos com a empresa se apropriem e, assim, passem a ser seus “embaixadores”.
Quer saber mais sobre como envolver as pessoas e conquistar o sucesso sustentável para sua organização? Fale com a Etika!